Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 5   •   nº 118   •   Santos, 10 de abril de 2012

 
Descarte de medicamentos é tema de campanha de alunos de Farmácia

Alertar a população quanto aos prejuízos do descarte incorreto de medicamentos e ensinar o procedimento correto. Esses foram os objetivos das ações promovidas pelos alunos do 7º semestre do Curso de Farmácia da UNISANTOS, nos dias 27 e 28 de março. O primeiro dia da campanha foi marcado por uma ação de conscientização na feira-livre da Rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão. Os alunos distribuíram panfletos e orientaram os munícipes quanto a maneira correta de descartar medicamentos vencidos, guardados por muito tempo e em condições não adequadas.

Já no dia 28, a ação ocorreu no campus Dom Idílio José Soares. Pela manhã os estudantes entregaram panfletos e orientaram os alunos de outros cursos que estavam próximos a cantina na hora do intervalo. À tarde os alunos Josana Batista e Thiago Weller, sob supervisão do professor doutor Paulo Ângelo Lorandi, ministraram a palestra “Descarte Correto de Medicamentos” para os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade.

A aluna Vanessa Teixeira destacou a importância de descartar os remédios em drogarias credenciadas para que haja um tratamento adequado. “As pessoas acabam jogando o medicamento no ralo e poluindo o meio ambiente, as águas, causando problemas futuros para a própria população”, disse.

Outra questão destacada pelos alunos foi a compra da quantidade exata de medicamentos prescrita pelo médico, para assim evitar a sobra dos medicamentos e assim minimizar a possibilidade de intoxicação por parte das crianças e a automedicação. “As pessoas acabam guardando os remédios que sobram ou então o médico acaba mudando a prescrição, e assim esses medicamentos ficam impróprios para uso”, explicou a universitária Poliana Fernandes.

Para a professora mestre Marlene Rosimar da Silva Vieira, coordenadora do curso de farmácia da UNISANTOS, os alunos tem um papel fundamental na campanha, além de assimilarem a idéia. “Daqui um tempo, eles estarão nas farmácias, então é importante que eles cheguem com essa ideia fixada, para assim, conscientizar diretamente a população”, comentou.

 


Alunos distribuíram panfletos e orientaram a população na feira-livre
 


Campanha teve início na feira-livre da Rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão
 


Estudantes de farmácia realizaram ação com universitários de outros cursos
 


Palestra esclareceu dúvidas para a turma da Universidade da Terceira Idade 
 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br