Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 5   •   nº 115   •   Santos, 13 de março de 2012

 
A participação da Terceira Idade na teledramaturgia brasileira

“Uma troca de olhares: o idoso e a telenovela”. Esse foi o nome do workshop realizado por Bruno Fracchia, um dos autores do roteiro da telenovela "Fina Estampa”, com os alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, no último dia 8, no Campus Dom Idílio José Soares. Formado em Artes Cênicas pela USP, o roteirista promoveu o debate sobre a importância da participação da terceira idade na produção da teledramaturgia brasileira.
 

Bruno explicou que no cenário atual, a terceira idade é a principal responsável pela produção das telenovelas, pois os principais autores do momento têm mais de 60 anos. Além disso, destacou a presença de atores experientes como base do elenco de todas as produções. “Mesmo quando não são protagonistas, são eles que dão o suporte. Em “Fina Estampa”, por exemplo, a Eva Wilma não é protagonista, mas é quem sabe o grande segredo da novela”, explicou.

Para a aluna do 1º semestre, Célia Regina Sodero Salles, a discussão desse tema é interessante, pois demonstra o papel e a influência da terceira idade em uma das principais expressões artísticas brasileiras. “Essa atividade é interessante porque ilustra bem a relação da terceira idade com as telenovelas”, comentou.

Atenta ao debate, Nanci de Faria Paiva, aluna da Extensão voltada para a Terceira Idade, classificou as telenovelas como uma representação do real adicionada de ficção. Ela disse que a palestra e a participação da terceira idade nas produções proporcionam uma discussão e uma reflexão para os telespectadores. “A novela retrata nossas vidas e proporciona uma discussão e uma reflexão de diferentes temas”.

Além do papel importante na produção, Bruno também destacou a força da terceira idade enquanto espectadores. “Para grande parte da terceira idade, a telenovela ainda se encaixa nessa relação de paixão nacional”. Por fim, ele acrescentou que a experiência dessas palestras proporciona um crescimento profissional, além de ser exemplo e estímulo de uma vivência saudável na terceira idade.

 



Autor discute a presença e a influência da terceira idade nas telenovelas

 



Bruno destaca a presença dos profissionais da terceira idade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br