Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 4   •   nº 105   •   Santos, 31 de agosto de 2011

 
Novo laboratório permite melhor uso dos recursos naturais

Com equipamentos que permitem a realização de inúmeros trabalhos que contemplem aspectos da sustentabilidade urbana, climatologia urbana, racionalização do consumo de energia e dos recursos hídricos, foi inaugurado, no último sábado (27), o Laboratório de Conforto Ambiental, no Campus Dom Idílio José Soares. A entrega fez parte das comemorações dos 60 anos da UNISANTOS.

Com a presença do reitor, diretores de centro, professores e alunos do curso de Arquitetura, a entrega do laboratório foi marcada pelo entusiasmo com as novas possibilidades de aprendizagem no local. Nos moldes do laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, referência no País, o novo espaço é fruto de investimentos que caracterizam uma infraestrutura diferenciada.

Do curso de Arquitetura, o professor César Augusto Alonso Capasso fez uma apresentação dos equipamentos e exaltou as inúmeras potencialidades do laboratório. O aparelho Heliodon, que simula a trajetória aparente do sol, em períodos extremos, no verão e no inverno, despertou a atenção dos alunos. Ele permite a adaptação correta de materiais de acordo com a incidência do sol. O professor destacou a importância do trabalho: “Não é só luz e energia, mas também racionalização de energia”.

Preparado para dar suporte aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Ciências Biológicas, o laboratório conta também com filtro de banda oitava, dosímetro, barômetro, termômetros químicos, psicômetro, luxímetro e bússolas, entre outros.

O Laboratório de Conforto Ambiental possibilita ao aluno, entre outros aspectos, a realização de projetos relativos ao segmento acústico, lumínico e higrotérmico do conforto ambiental, nas escalas do edifício, do meio urbano e do planejamento urbano. Permite ainda criar instrumentos para o desenvolvimento de análises nos campos do conforto ambiental e sustentabilidade, diretamente relacionados ao espaço interno, externo e urbano, e seus principais instrumentos e metodologia de pesquisa.

 


Aparelho Heliodon é diferencial para simular trajetória aparente do sol

 

 


Aparelhos serão utilizados em atividades internas e externas

 

 


Professor César Capasso demonstrou o funcionamento do aparelho Heliodon

 

 

 

 

 


 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br