Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 4   •   nº 095   •   Santos, 26 de abril de 2011

 
Laboratório de Geologia
é espaço diferenciado para a formação profissional

Rochas, minerais, fósseis, caixa de erosão, lupa binocular, testemunhos de sondagem e sedimentos fazem parte do Laboratório de Geologia da UNISANTOS. Espaço diferenciado para a aplicação prática de conceitos básicos de Geologia, o local é utilizado semanalmente por 300 futuros profissionais das áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil e de Gestão Ambiental.

Durante as aulas, os alunos aprendem a classificar as rochas em seus três grandes grupos: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Com um "kit rocha", eles analisam a textura, porosidade e estruturas, o que será fundamental para caracterização de reservatórios e questões relacionadas a escorregamentos.

Dos materiais terrestres, os futuros profissionais têm à disposição minerais como os carbonatos, sulfatos, silicatos, sulfetos e óxidos. Testes são realizados para identificação do material, assim como simulação de sedimentos arredondados e esféricos, além do trabalho com amostras de subsolo para melhor compreensão de processos de sondagem.

Além de dezenas de materiais dispostos de acordo com a classificação e das amostras utilizadas nos testes, no local são simuladas erosões em terrenos com e sem vegetação. Semanalmente, são feitos testes para acompanhar a movimentação da área, inclusive na parte inferior do solo.

A simulação dos movimentos das placas tectônicas e a cartografia também são trabalhadas no Laboratório de Geologia. “Este é um espaço diferenciado, onde o aluno encontra todo material necessário para colocar em prática a teoria, identificando material, selecionando e fazendo testes”, ressalta a professora de Geologia, Ângela Maria Gonçalves Frigério.

 


Durante as aulas, alunos classificam as rochas e minerais


Professora Ângela Frigério destaca testes realizados na caixa de erosão


Exemplares estão à disposição para pesquisa


Rochas sedimentares fazem parte do acervo

 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br