Ano 3 - Nº 080 - 4 de outubro de 2010

Alunos de Enfermagem realizam atendimentos na comunidade do Dique do Sambaiatuba

Em parceria com a Prefeitura de São Vicente, alunos do 4° semestre do Curso de Enfermagem realizaram, no dia 11 de setembro, no Dique do Sambaiatuba, em São Vicente, campanha de conscientização sobre os cuidados com o lixo e orientações sobre tuberculose.

Com o tema Ajude a Salvar o Planeta, 25 alunos e as professoras responsáveis Luzana M. Bernardes e Joice Maria P. A. Fernandes participaram da atividade, que teve o saldo de 300 atendimentos. Os sintomas da doença foram apresentados em 15 pessoas, que foram submetidas a coleta de escarro.

Os alunos se dividiram em dois grupos e foram de casa em casa distribuindo panfletos e conversando com moradores. "Foi triste ver pessoas que queriam ter tuberculose para poder ganhar uma cesta básica. Pude perceber que aquilo que vemos em nossos livros, realmente existe na realidade", relatou a aluna Rafaela Vilela. Para a professora Luzana, o trabalho foi importante para os alunos conhecerem a realidade nas comunidades da região.

Realizado em um bairro que possui graves problemas ambientais, principalmente relacionados à questão do lixo, o trabalho faz parte das atividades da disciplina de Enfermagem e Saúde Coletiva.

Segundo os alunos, o intuito era conscientizar a população sobre como tratar o lixo, porém, quando chegaram ao local, eles se depararam com um problema ainda maior. Não há coleta de lixo na rua, o que obriga a população a jogá-lo no mangue, contaminando a área.

Os estudantes ficaram impressionados com a realidade e pretendem se mobilizar em outras ações para tentar resolver o problema da ausência da coleta de lixo no local. "Eu já conhecia a pobreza, mas não sabia como era na realidade. É chocante e revoltante. Eles querem preservar, o problema é que não podem", disse o estudante Jeferson Moreira de Sousa.

A aluna Edeli Ligori ficou surpresa com a realidade. "O contato com as pessoas foi enriquecedor. Vimos uma situação diferenciada ao conhecer o local. É bem legal ter uma professora que nos leve para a realidade".


Os alunos falaram dos cuidados com o lixo
e deram orientações sobre tuberculose

 


Os alunos visitaram diferentes locais no bairro

 


Os moradores convivem com
sérios problemas ambientais

 


___________________________________________________________________________________________________________________

Entre em contato com sugestões e opiniões, ou caso queira deixar de receber nosso Boletim.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@UNISANTOS.br